18 de maio de 2013

Organização: As Mães de Hamelin - Ciranda de Blogs de Maio

Continuando no ritmo da iniciativa da Ciranda de Blogs, mais um post aqui no adormecido Die Dragons Die.

O Tema de Maio não podia ser outro que não Mães!

Dessa vez, trago uma organização para ser usada nos jogos. Tentei fazer uma organização que possa ser usada em qualquer época e em qualquer mundo de jogo, mas como sou jogador e mestre principalmente no gênero Fantasia, acabou caindo bastante para esse lado, mas ainda acredito que dê pra usar em qualquer tempo sem grandes mudanças.

Então vamos ao post!

Organização: As Mães de Hamelin



Mote: Damos atenção, recebemos carinho
Símbolo: Um rato sobre uma flauta quebrada

História

Essa é a história contada nas salas da organização. Sua forma de contar pode variar de lugar para lugar, mas o conteúdo geral é esse:

Certa vez a cidade de Hamelin prometeu um generoso pagamento para aquele que fosse capaz acabar com a terrível praga de ratos que a tomou. Foi então que um flautista tocou sua melodia pelas ruas, atraindo os ratos e levando-os até um rio, onde todos se afogaram. Mas eis que a cidade não cumpriu com sua parte no acordo, e o flautista, enfurecido, tocou mais uma vez sua canção. A população ficou surpresa quando as crianças da cidade saíram atrás do flautista, como se enfeitiçadas, e nada se podia fazer para pará-las. Assim, o flautista se foi, e nunca mais foram vistos ratos em Hamelin. Nem crianças.

As mães das crianças da cidade entraram em desespero, e logo começaram a sair atrás de suas crianças. Durante anos várias das mães viajaram por diversas cidades e vilas, procurando em vão por seus filhos, já que nenhuma das crianças que saíram de Hamelin haviam sido vistas por lugar nenhum.

Diante disso, algumas mães desistiram com o passar do tempo e voltaram para suas casas. Mas muitas outras se incomodaram com outra situação que viram. A quantidade de crianças órfãs pelas ruas de praticamente todas as cidades que passaram. Em pouco tempo, grupos de mães que decidiram deixar Hamelin de vez começaram a se formar com o objetivo de cuidar dessas crianças da melhor forma possível. Elas sabiam que seus filhos não voltariam, e muito menos que poderiam ser substituídos, mas o amor que elas tinham para dar, deram as crianças que precisavam receber.

E desta forma, com o passar dos anos, os grupos foram aumentando, mais mães e mulheres foram se unindo, e a organização foi tomando forma. Hoje As Mães de Hamelin se espalham por vários locais, com tamanhos e mulheres diferentes, mas com um mesmo propósito, preencher o vazio de ambos os lados.

As Ações

Todos os esforços da organização são voltados para ajudar as crianças de rua, mas as vezes mães carentes também vão até as Mães do grupo em busca de auxílio para suas crianças. Dentre as diversas ações, as mais comuns são:

  • Fornecer alimento para as crianças todos os dias;
  • Vestir as crianças de rua;
  • Garantir abrigo pelo menos nas noites de inverno ou frio rigoroso;
  • Cuidados médicos;
  • Educar e ensinar;
  • Intermediar pelas crianças quando se envolvem em problemas.
Essas são as ações mais básicas, mas muitas outras são oferecidas e as vezes até mesmo algumas destas não são postas em prática variando de local para local, de acordo com as condições e as capacidades das Mães.

O Lado Negro

É claro que fornecer todos esses cuidados as crianças tem um custo, um alto custo.

Algumas sedes da organização tem algum tipo de patrocínio, outras contam com a ajuda de toda a comunidade, mas em sua maioria, elas estão por conta própria. Anos de organização e devoção incondicional as crianças tornaram essas mulheres em pessoas capazes de fazer qualquer coisa pelo bem de suas crianças, para que nada aconteça com elas, para que elas não sofram, não desapareçam, para que Hamelin não aconteça novamente.

Resgatando a história de Hamelin, há duas fontes de rancor por parte das Mães. Os cantores, que são todos uma corja de interesseiros que passarão por cima de qualquer coisa por dinheiro e fama, e os ricos, que não cumprem seu papel com os demais, assim como não fizeram em Hamelin, deixando de pagar o flautista pelo serviço executado.

Sendo assim, muitas Mães desses veios sem recursos da organização acabaram se tornando verdadeiras ladras, agindo na surdina para conseguir dinheiro, roubando de ricos, de músicos, bardos e qualquer outro que despertar o sentimento de perigo deixado pelos acontecimentos anteriores. Algumas ainda usam artifícios maiores, como suborno, sequestro, assassinato. Nada é um preço alto demais quando o assunto é a segurança dos Filhos das Ruas.

Em Jogo

A seguir, alguns ganchos para inserir a Organização nas suas sessões e aventuras:

Batendo de Frente: Um menino rouba um item importante do grupo, mas é descoberto. Depois de uma perseguição, a criança busca refúgio na organização, que defende o roubo do garoto. O grupo irá confrontar um bando de mulheres inocentes? E se um dos membros do grupo tiver sido um órfão, qual a posição dele perante as mulheres que fazem de tudo para ajudar aqueles em tais condições?

O Bardo: Então o grupo tem um músico talentoso? Se ele entrar em uma cidade que tenha um grupo mais radical da organização, estará em sério perigo.

A Investigação: Um rico comerciante foi roubado recentemente, e contrata o grupo para investigar o ocorrido. Qual será a reação dos personagens ao começar a encontrar pistas que apontam para mulheres que são consideradas as benfeitoras locais?

Uma Mãozinha: O grupo investiga o desaparecimento de uma criança. Neste caso, a organização pode auxiliar com informações, suprimentos e mesmo mulheres dispostas a se armar e irem a luta!

A Mentira: As crianças de rua da cidade de Elleanor tem desaparecido. As Mães de Hamelin tem sede lá, mas nenhum contato delas tem sido feito com as das Mães de outros locais. Dessa forma, a organização contrata o grupo para investigar. Quando o grupo chega na cidade, aos poucos começa a se dar conta que a sede da organização em Elleanor pode ser uma fachada, e está sendo usada com propósitos contrários, sem o conhecimento das demais partes da organização...

Um comentário:

  1. Bem legal, é uma organização que pode se envolver de diversas maneiras na mesa de jogo!

    ResponderExcluir

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...