21 de março de 2012

O Novo Fôlego do RPG Nacional

Bom dia/tarde/noite/madrugada pessoal. Como não tivemos mais sessões de jogo, decidi fazer algo diferente, que venho adiando. Vou falar hoje de alguma novidades que talvez não sejam tão novas para a maioria, mas que decidi dar meus 2 cents de opinião. Porque é disso que o nosso mercado nacional precisa, divulgação.


Tem alguns poucos anos que eu percebi um novo ar no RPG, que andou morto por um tempo aqui no Brasil. Eu não sou nenhum especialista, não vivi muita coisa na história do RPG tanto fora quanto dentro do nosso país, e por isso não vejo que tenho propriedade o suficiente para falar sobre crise, mercado ou o que quer que seja.

O que eu vim falar é sobre o que eu sei, o que eu tenho visto, e o momento que estou percebendo no RPG nacional. Tudo aqui tem um alto grau de opinião e gosto da minha parte, só para deixar bem claro.

Bom, depois do nascimento de novas editoras no nosso país, como a Redbox (que sou fã assumido), a Retropunk e a Secular (que também acompanho, só que num ritmo menor), temos para este ano mais três editoras dando as caras. É um pessoal que inspirado nesse novo fôlego que o mercado do RPG tomou, com uma pegada independente, com os jogos mais acessíveis, com o exemplo de que é possível levar o nosso hobbie adiante. Deste nova era de ouro surgem as editoras Icaro, Rageman e Unza.

Icaro

A logo da Icaro está em desenvolvimento


Uma das editoras com o menor número de conteúdo divulgado publicamente por enquanto, a Icaro promete grandes lançamentos para a linha Old Dragon. Uma coisa é certa, não é pouco material que está entrando para o cronograma, e o pessoal que entrou no projeto é de qualidade.
A iniciativa dessa editora partiu do João Santana, amigo da Lista do Old Dragon, onde ele já nos passou um pouco de informações. Eu digo, quem não está lá, está perdendo muita coisa boa.


Rageman

Gostei pra caramba desse logo!

Seguindo uma linha um pouco diferente, a Rageman vem com uma linha própria de materiais. E começando muito bem, com o fastplay do sistema para jogos tokusatsus, o Go Heroes!
A editora conta com um blog, que você pode acessar aqui. Quem começou esse projeto foi o também colega de lista do OD André Mousinho.
Não sabemos dizer ainda quando o sistema vai ser oficialmente lançado, mas já dá pra sentir bem a pegada do jogo (que usa o sistema d20 um tanto distorcido, para se adaptar bem ao tema) que promete um conteúdo bem bacana, assim como a arte, que vem surpreendendo mesmo em preto e branco.
Todo o material postado no blog da Rageman já pode ser visto aqui ao lado, na coluna novidades da blogosfera.


UNZA

No fundo escuro, ficou ainda mais legal


E por último mas não menos importante, nasce também a UNZA RPG. A primeira das três editoras da qual fiquei sabendo. Começando também com materiais para a linha Old Dragon, a UNZA já colocou em pré-venda o seu primeiro livro, o Goblins em Campanha, do incansável escritor Rafael Beltrame (como tu acha tempo? hehe).
O site da editora já está no ar também, bem aqui, e o projeto partiu do Thiago Edwardo, que pra variar um pouco, também conheci na lista do OD. A editora conta também com um twitter para a divulgação e o contato com os clientes: @unzarpg.
Além deste livro, outros vem se encaixando no cronograma da editora, que não divulgou muito mais por enquanto. É esperarmos para ver o que vem de bom por aí!


É isso aí pessoal, decidi não me prolongar muito nas descrições, portanto, se estiverem aptos por informações entrem em contato com os sites, blogs e twitters linkados nesse post, e acompanhem diretamente com as editoras. Hoje em dia a atenção que o pessoal está dando para os clientes é muito mais forte, e devemos aproveitar isso.

Para terminar, gostaria de desejar não apenas sorte, mas sucesso e uma longa estrada para essas novas editoras, que impulsionam o nosso jogo com material nacional, de altíssima qualidade e com valores acessíveis para RPGista nenhum reclamar (se bem que sempre tem algum que faça isso, mas faz parte). E pessoal, preparem seus cartões, façam suas contas, cadastrem-se no pagseguro e no paypal, e vamos adquirir material nacional, para fervilhar ainda mais mercado que cresce cada dia mais. Até a próxima!

Um comentário:

  1. Quem fica de mimimi que o RPG no Brasil tá em crise não acompanha o cenário. Vida longa ao RPG nacional!

    ResponderExcluir

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...