15 de julho de 2011

Old x New School, chega!!!

Antes de mais nada, gostaria de deixar algo claro.
NÃO vou explicar aqui o que é Old School e o que é New School. NÃO pretendo fomentar discussão aqui quanto a melhor forma de se jogar.
Desculpem começar assim, mas pareceu-me uma boa ideia, já que esse assunto sempre causa polêmicas discussões. E é justamente sobre esse tipo de coisa que eu quero escrever.

Vamos lá então!



Desenvolver um estilo de se jogar é bacana. Ter uma opinião sobre isso é bom também. Expor seus argumentos é interessante. Mas, convenhamos, isso tem hora e lugar. E forma de se tratar.

Como exemplo gostaria de citar o excelente post do prof. Alessandro no famoso blog “O Clérigo e a Ordem do RPG” onde ele trata sobre equilíbrio (clique para ver o post). Esse post faz parte de uma série de posts, e para melhor compreensão, era ideal que os comentaristas lessem o outro artigo também. Não vou entrar em detalhes, mas nogeral o professor defendia que o balanceamento em um sistema onde as classes exercem diferentes papéis, explicitamente ou não, e que tem ramos de interpretação diferentes não tinha muito sentido de ser balanceado no que se refere aos poderes. O post é muito bom e recomendo ler toda a série, que até onde sei não está completa ainda. Mas acontece que nos comentários, o que se via era uma guerra de ideologias sobre Old School e New School. Isso começou provavelmente pela citação de versões de um sistema cujos nomes parecem que não podem ser mais escritos ou proferidos numa mesma conversa.

Agora imaginem vocês, escrevem um post, esperam pelos comentários, que são importantes e interessantes para todo blogueiro. Após um tempo você entra, e vê que tem vários comentários publicados. Isso o empolga. Então você entra para ver opiniões e sugestões, esperando desenvolver mais ainda o tema com o pessoal e aí você se depara com uma guerra de ideais, tudo aquilo que você desenvolveu foi por água abaixo. Ignorado por causa de uma briga que vem levando um tempo e que nunca chega a lugar algum. Isso acaba com o ânimo do blogueiro, caro leitor. Por favor, cuidem para não fazer isso em comentários seus, isso é para nós pior que aqueles que só entram para escrever first, ou aqueles que tentam trolar a página. Por favor, lutadores de Kung School Fu, deixem essa briga entre vocês.

Sei lá, criem um fórum, lista de discussão do google, um blog só para isso. Criem um ringue se quiserem, mas cuidem para não estragar a diversão dos outros, o ânimo dos outros, mesmo que vocês se divirtam com estas discussões.

O RPG já sofre tanta discriminação, já tem tão pouco público. Por que brigar entre nós mesmo? Respeito é algo bom. Comentem, exponham, defendam. Mas não critiquem, não critiquem ideias. Ideias são para serem desenvolvidas, não criticadas, discutidas, lutadas. E pelo que parece é isso que está acontecendo. E logo num momento significativo para o RPG no Brasil. Desenvolvimento criativo e de atitudes também. Momentos grandiosos, ouso dizer que um dos maiores desenvolvimentos desse jogo tão produtivo aqui nas terras tupiniquins.

Por favor lutadores de Kung School Fu, poupem os blogueiros e leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...